Quem sou eu.
BIOCOMBUSTÍVEL
O QUE É? Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, [1] algas. CONCEITO: Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. Existem vários tipos de biocombustíveis: bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos, bio-hidrogénio, gás de síntese. Mas os principais biocombustiveis são: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás. VEJA ASSUNTO RELACIONADO NO SITE.
17 LEIS DO DIREITO AMBIENTAL
Leis de Proteção Ambiental
3 - Lei da Área de Proteção Ambiental - número 6.902 de 27/04/1981.
Lei que criou as "Estações Ecológicas ", áreas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90 % delas devem permanecer intocadas e 10 % podem sofrer alterações para fins científicos. Foram criadas também as "Áreas de Proteção Ambiental " ou APAS, áreas que podem conter propriedades privadas e onde o poder público limita as atividades econômicas para fins de proteção ambiental.
Lei que criou as "Estações Ecológicas ", áreas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90 % delas devem permanecer intocadas e 10 % podem sofrer alterações para fins científicos. Foram criadas também as "Áreas de Proteção Ambiental " ou APAS, áreas que podem conter propriedades privadas e onde o poder público limita as atividades econômicas para fins de proteção ambiental.
"Banco não pode exigir assinatura de contrato em branco".
CONHEÇA A LEI MIRANDA
UOL Crianças
CINEMA - JOGOS - ARTES
"FIAT LANÇA NOVA FIORINO".
o furgão equipado com motor 1.3 MultiJet, a diesel, de 95 cv e com sistema stop/start. Há também o 1.4 de 73 cv a gasolina e o 1.4 litro de 77, movido a etanol.
SÔBRE ORGÂNICOS
Tudo sobre orgânicos
Planeta orgânico
SOCIOLOGIA
SURGIMENTO DA SOCIEDADE
Revolução Industrial (1780-1860)
Revolução Francesa (1789)
• Produzem transformação na vida social, economia e política.
• Surge uma nova estrutura, com novas instituições.
o Ocorre aumento populacional
o Surge nova camada social de trabalhadores
Os positivistas são os primeiros a pensar na física-social.
Saint-Simon: nasce como resultante de vários fatores históricos e intelectuais.
Uma manifestação do pensamento moderno.
Antecedentes:
RESNASCIMENTO CIENTÍFICO CULTURAL;
baseado no racionalismo.
ILUMINISMO;
Fatores históricos: revolução industrial francesa.
Transformações:
Ordem tecnológica: novo modo de produção (utilização de máquinas)
ORDEM ECONÔMICO-SOCIAL
Vida baseada nas cidades (misérias; proletarização)
Concentrações de capitais.
ORDEM POLÍTICA
Nova camada no poder .
Desintegração de costumes e instituições da sociedade existente.
Instituições de novas formas de organização.
“Comentários”.
A ciência política aparece da necessidade. A sociologia tem um caráter muito pela “esquerda”.
Positivismo:
• Autores principais: Saint-Simon (1760 – 1825)
• Conte (1798 – 1857)
Os fenômenos sociais com leis iguais aos fenômenos naturais.
Concebiam uma sociedade como um organismo com partes integradas e coisas.
As leis que regulam as sociedades são do mesmo tipo que as leis naturais, logo, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante o da natureza.
FÍSICA SOCIAL (Sociologia)
• Conteúdos estabilizados;
• Conservadorismo;
O cientista social deveria estudar a sociedade com a mesma objetividade que um químico ou físico.
O cientista é um industrial no poder.
Surgem os industrias e os intelectuais para achar uma forma de vida ideal para sobreviver.
Surge o socialismo: socialista porque começam a perceber a diferença de classe social.
Marx, faz crítica aos positivistas.
“Comentários”
Positivismo é o que dar a forma à sociologia.
O termo físico social, o autor é Conte.
Conte cria suas obras. Eles acreditavam que deveriam ser seguidas com as leis naturais. Por isso a criação do físico social. Seu conteúdo estabiliza, porque ela nasce com intuito de criar fatores de organização.
CIENTISTAS E INDUSTRIAIS NO PODER
Somente estes poderiam formar melhores condições de vida a classe trabalhadora, elaborar normas de comportamento para atenuar (*diminuir) os conflitos e proporcionar a ordem e a paz.
Na visão positivista o industrialismo traria a possibilidade de satisfazer as necessidades humanas.
O progresso econômico acabaria com os conflitos.
KARL MARX
Karl Marx, compara a sociedade com um prédio, onde o alicerce é a infraestrutura (*parte inferior de uma estrutura). Tem que está bem calcada na estrutura política; *economia.
Toda a instituição compõe a sociedade.
Ex.: Pública, religiosa, privada, etc.
No comunismo teria uma sociedade sem classe. O comunismo é uma tradição do capitalismo ou comunismo.
Marx era contra o capitalismo. Uma de sua visão era criar um sindicato dos partidos políticos.
MATERIALISMO HISTÓRICO
O ponto central é o determinismo econômico.
O sistema culminante em cada período histórico determina a estrutura social e intelectual de cada período.
O fator econômico é determinante na estrutura, no desenvolvimento da sociedade, o estudo de qualquer sociedade deve partir das relações sociais que os homens estabelece entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza em seu benefício coletivo.
DURKHEIN (1858 – 1917)
Considerado por muitos estudiosos o fundador da sociologia.
Método sociológico exclusivamente sociológico:
• Independência;
• Objetividade;
• Determinação.
A sociologia deveria ser um instrumento científico da busca de solução para desvios da vida social, tendo como finalidade:
• Explicar os códigos de funcionamento da sociedade.
• Entender nesse funcionamento para que se pudesse curar os males da vida social o que chamaria “Medicina Social”.
Toda maneira de agir fixa ou não suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que posa ter. (*Durkheim).
“Comentários”
Durkheim era um pensador, mais teórico. Pensador: obra voltada pela sociologia. Questões positivistas.
Suas obras: métodos sociológicos – propõe uma sociologia com método próprio sociológico. Criar uma ciência independência.
Quando a sociologia nasceu era conhecida como ciência natural, sem ter um nome próprio.
A sua idéia era criar um método próprio. Forma de análise própria que a ciência social poderia identificar.
Seu método é calcado nas ter filosofias.
1. Indempedência
2. Objetividade *Exclusividades sociológicas.
3. Determinação
Durkhein, acreditava que a sociedade tinha estados normais e outrora, patológicas.
Quando ela não estava bem organizada era função de achar soluções através dos códigos; como leis aplicáveis e editadas.
Exemplo:
• Explicar os códigos de funcionamento da sociedade
• Intervir nesse funcionamento para que se pudesse curar. “Medicina Social”, que ele chamaria.
Ele acreditava que a sociologia tinha que ser separada das demais ciências ou seja, com as suas próprias ciências.
Ele chama esses códigos de fator social. Vamos dizer que a psicologia de Durkhein, vai ser hostil.
Não são as partes que formam um todo, mas sim, um todo que forma as partes.
O fato social possui essas características:
1. generalidades – a distinção de um brasileiro à de um estrangeiro. Ele externa um indivíduo. Quando ele nasce, já é exteriorizado pelo próprio fato de indivíduo. Ele é mudado pela consciência coletiva.
2. Coercitivo – a sociedade exerce sem uma pressão sobre um indivíduo. Ex.: O serviço militar.
Quando se analisa um fato social, analisa-se as três características:
• Exterioridade: são as características dos fatos sociais – se definem em função dos fatos existirem antes e fora das pessoas. Ex.: Questão religiosa.
• Coercitividade: as normas de conduta de pensamento vão além de externas aos indivíduos dotados de poder coercitivo porque se impõe aos indivíduos independentes de suas vontades.
• Generalidade: existe ao fato de repetir-se pela imposição na maioria ou em todos os casos da sociedade. Ex.: as formas de fala, etc. Ela está implícita em cada sociedade.
NATUREZA
Devem ser tratados como coisas e serem explicadas por causas sociais. A natureza do fato social seria abstrato, sólido ou seja, como ele é.
OBJETO DA SOCIOLOGIA
É o fato social, e este é a coisa do objeto social. Todas devem ser observadas com rigor.
A natureza do fato social é de natureza concreta. O fato social é que vai intervir na sociedade, mas a ciência não.
Na ação social tem que entender a receptividade.
WEBER
Sociologia denominada compreensiva.
Objeto da sociologia – ação social, tomou como ponto de partida a análise centrada nos atores sociais.
Ação social – seria a conduta pública ou não a que o agente atribui significado do subjetivo. Compreende qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros, sendo dotada e associada a um sentido - determinação da ação social:
Interação;
Significação;
Percepção.
Weber não é positivista nem marxista nem socialista. Ele cria um mecanismo metodológico - tipo ideal.
É uma abstração (*abstrato), um pensamento que o cientista faz para entender aquele - objeto (ação social) fato social.
Criar um tipo social – as suas características mais marcantes, seus pontos mais fortes para criar um tipo ideal.
Ação afetiva ou emocional – você mede as conseqüências dos atos praticados.
Weber introduz um método diferenciado.”Quem vai formar a sociedade é o indivíduo”. O objeto da sociedade para Weber, seria a ação social. São ações do cotidiano. Três pontos básicos para entender:
1. interação (troca)
2. significado (a prática da ação quer dar um significado)
3. percepção (o entendimento da ação; entender a atitude de uma pessoa).
Conceito de ação social para Weber: seria a conduta do indivíduo dentro da sociedade. Diz-se que existem quatro tipos de ideais. Os quatro tipos de ação social:
1. Tradicional; (* a do dia-a-dia, costumes, etc.)
2. Racional visando fins; (*objetivo, claro, em comum aos desejos dos seres humanos.)
3. racional visando valores; (* quando faz consciente mas não tem moral).
4. Afetiva ou emocional.
____________________________________________________
Weber vai privilegiar as partes, o indivíduo. O processo histórico não influencia na história do indivíduo.
Dukheim - a ação do indivíduo nunca vai alterar a sociedade. Os positivistas eram a favor do capitalismo (*sistema econômico baseado em economia privada).
Em Marx, capitalismo selvagem, a pessoa só enriquece através da injustiça, contravenção, visando valores para si, num intuito de levar mais vantagens que o outro.
_______________________________________________________
Conceito de ação social para Weber: seria a conduta do indivíduo dentro da sociedade. Diz que tem quatro:
1. Tradicional;
2. Racional visando fins;
3. Racional visando valore;
4. Afetiva ou emocional.
Tradicional – à do dia – à - dia, costumes etc.
Racional visando fins – objetivo, claro, em comum aos desejos de todo ser humano.
Racional visando valores – quando faz consciente, mas não tem moral.
____________________________________________________
Nota
As ciências sociais e o processo histórico. Duas preocupações se fazem presentes no espírito humano.
Dominar a natureza – a primeira é responsável pelo processo civilizatório e pelo aparecimento da sociedade.
A segunda, simultânea e relacionada à primeira, tem determinado a produção de conhecimentos sobre a natureza e a sociedade, tais como o mito, a religião, a filosofia e a ciência.
O objetivo deste capítulo é analisar o processo histórico do aparecimento das ciências sociais.
FILOSOFIA SOCIAL
A preocupação dos pensadores em relação aos fenômenos sociais, no período anterior à formação da sociedade industrial, era mais filosófica do que científica. Embora sua atuação fosse despertada pelas causas sociais do seu tempo.
• Preocupavam em descobrir os remédios que trouxessem uma solução para as crises sociais. Os estudos a respeito da vida social tinham sempre por objetivo propor formas ideais de organização da sociedade.
IDADE MÉDIA
A sociedade não era pensada no seu todo e, se havia certa preocupação com os problemas sociais, os estudos eram também fragmentados e caíam no âmbito da filosofia ética e religiosa.
• Da filosofia social às ciências sociais.
Já no final da Idade Média, a influência teológica que não permitia ver as coisas senão à luz dominante da salvação eterna, deu lugar a uma perspectiva muito mais independente que favorecia a livre discussão de questões do ponto de vista racional.
Com relação à interpretação ou explicação dos fenômenos da natureza, a ciência substitui inteiramente a filosofia, pois se torna sinônimo de ciências naturais.
As mesmas condições que propiciaram a especificação das “ciências naturais” favoreceram as chamadas “Ciências Sociais”.
Ciências sociais é o resultado de certas circunstâncias históricas e de algumas e de algumas necessidades matérias e sociais.
FATORES SÓCIO-CULTURAIS
A descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, contribuiu para modificar a mentalidade do homem moderno.
O século XVIII, principalmente assistem a fatos fundamentais que definiram o desaparecimento da sociedade feudal (*relativo ao feudo, propriedade nobre) e a consolidação da sociedade capitalista. Um destes fatos, sem dúvida, a Revolução Industrial.
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES BÁSICAS
Maquiavel – 1469 – 1527 – com “O Príncipe” e Hobbes – 1588 – 1679 – com o “Leviatã”, consideravam ser a vida da sociedade baseada no uso da força. Maquiavel, ao separar a ética da política, favoreceu a constituição de uma ciência política.
Montesquieu – 1689 – 1755, em “Espírito das Leis”, definia pela primeira vez a idéia geral da lei e afirmava que os fenômenos políticos estavam sujeitos às leis naturais.
Rousseau – 1712 – 1778, em suas teorias de “O Contrato Social”, teve uma influência decisiva na formação da democracia burguesa e, conseqüentemente, na mudança das instituições sociais.
A Revolução Francesa – 1789, trouxe o poder político à burguesia. Revolução Industrial, trouxe crises e desordens na organização da sociedade.
Surge o positivismo. Preocupados em encontrar “remédios” para crises sociais do momento, os positivistas queriam explicar os problemas sociais que ocorriam e chegaram a conclusões de que os fenômenos sociais, como os físicos, estavam sujeitos a leis rigorosas.
Saint-Simon 1760 – 1825, preconizava (*recomendava) a transferência de todo o poder da sociedade para as mãos dos cientistas e industriais, com o objetivo de restaurar a ordem social. Mas é com seu discípulo Augusto Conte – 1798 – 1857 que as ciências sociais, de um modo específico à sociologia, começaram a se delinear como ciências autônomas.
Principal representante do positivismo francês, Conte, não só deu nome à nova ciência que antes denominava Física Social, mas, empreendeu a primeira tentativa sistemática da caracterização de seu objeto, métodos e problemas fundamentais, bem como a primeira tentativa de determinar a sua posição no conjunto das ciências.
A idéia central do positivismo é muito simples: nas ciências sociais, como nas ciências da natureza, é necessário afastar os preconceitos e as pressuposições, separar os julgamentos de fato e os julgamentos de valor. A finalidade é, nas ciências sociais, atingir a mesma neutralidade, imparcial e objetiva, que se atinge na física, na química e na biologia.
Ao contrário dos filósofos iluministas, considerados negativistas por Augusto Conte, o positivismo privilegia a aceitação passiva do - status quo – social.
Ao analisar a formação das ciências sociais, Bottomore concluiu que, no início, elas foram absorvidas pela sociologia que era uma ciência enciclopédica, evolunista e positiva.
Enciclopédia, porque se ocupava da totalidade da vida social do homem e da totalidade da história.
Evolucionista, porque sob a influência da filosofia da história, reforçada pela teoria biológica da evolução, concebia a sociedade como um organismo e tentava formular leis gerais de evolução social. Positiva, porque era concebia como uma ciência de caráter idêntico aos das ciências naturais. Mas sobretudo, tornou-se ciência da nova sociedade industrial, não só um caráter científico, mas sobretudo ideológico.
CIÊNCIAS SOCIAIS
Durkheim 1858 – 1917
Weber 1864 – 1920 São clássicos da ciência social.
Marx 1818 – 1883
Durkheim, seguindo a tradição positivista de Conte (francês), preocupou-se em estabelecer um método e definir o objeto da sociologia, ao mesmo tempo em que procurou encontrar soluções para a manutenção da sociedade que surgiu após as revoluções. Para ele a organização social e possível graças ao consenso ou à consciência coletiva e a sociologia têm como objeto o fato social.
Weber, enfatiza os aspectos subjetivos e simbólicos das relações sociais e delimita o campo de estudo da sociologia dentro da noção de ação social.
Marx, ao contrário do positivismo, que busca a manutenção e a preservação da sociedade capitalista, parte de uma crítica radical a este tipo de sociedade. Concebe a organização da sociedade como resultante das relações de produção e toma as relações de classe como objeto próprio da sociologia.
A sociologia surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. Desde seu início tem se preocupado com tudo o que acontece no interior da sociedade, principalmente com os conflitos entre as classes sociais. Caracterizou-se como positivismo, cuja preocupação básica constituiu na organização e restauração da sociedade, buscando a preservação e manutenção da nova ordem capitalista.
POSITIVISTA
Saint-Simon é considerado o iniciador do positivismo e o verdadeiro pai da sociologia.
Para ele, a elite, formada pelos industriais e cientistas, deveria fornecer melhores condições de vida à classe trabalhadora.
Apontava a necessidade de uma ciência com objetivo voltado a sociedade e que, utilizando-se dos mesmos métodos das ciências naturais. Buscar leis sobre o progresso e o desenvolvimento dos homens na sociedade, principalmente da classe trabalhadora, refreando os possíveis ímpetos (*riscos) revolucionários.
Augusto Conte, retomou algumas idéias de Saint – Simon, sistematizando-as. Conte foi um grande defensor da moderna sociedade capitalista. A sua obra se fundamentou também no estado de caos em que se encontrava a sociedade européia após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Acreditava que um espírito positivo dentro da sociedade levaria à sua organização. Ligou a nova ciência, sociologia, com o positivismo, denominando-a inicialmente de “Física – Social”.
Durkheim, preocupado com a questão social procurou estabelecer o objeto da sociologia e elaborar um método de investigação própria. Ele vivenciou um período de crises econômicas, que provocaram conflitos constantes entre as classes trabalhadoras e os proprietários dos meios de produção.
Nesse período, as idéias socialistas surgiram, justificando a partir dos fatos econômicos, as crises sofridas pelas sociedades européias. Durkheim discordava dessas idéias, acreditando que os problemas da sociedade eram muito mais morais do que econômico, e que ocorriam devido à fragilidade da época.
Durkheim considerava a sociedade como um sistema formado pela associação de indivíduos e com características próprias.
Via na sociedade o fim e a fonte da moral. Acreditava que a ciência poderia encontrar soluções para os problemas da época. A sociologia deveria se ocupar dos fatos sociais.
Karl Marx (ao lado de Fredrich Engels) elaborou um pensamento sociológico crítico.
A teoria social que surgiu da inspiração marxista não se limitou a ligar política, filosofia e economia.
Tentou estabelecer uma ligação entre teoria e prática, ciência e interesse de classe. Ela deveria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade.
A sociologia científica se iniciou a partir da concepção de práxis por Marx.
Weber, suas análises sociológicas foram realizadas a partir da comparação de coisas humanas, comparou o desenvolvimento das sociedades orientais e ocidentais buscando semelhanças em situações históricas semelhantes.
Construiu conceitos que servem de instrumentos metodológicos para medir a realidade, chamando-a de tipos de ideais.
A sociologia segundo Weber, é uma ciência que tem por objeto compreender claramente a conduta humana. Para ele, são as atitudes que explicam a conduta social. Weber, a ação social podia ser:
• Racional visando fins;
• Racional visando valores;
• Afetiva ou emocional;
• Tradicional: determinada pelos costumes, pelas ações cotidianas, pelos hábitos.
RECAPTULANDO
1. Na antropologia (*estudo a cerca do ser humano), todos possuem cultura.
2. Só duas formas não possuem cultura: os recém-nascidos e os homoferus (*ex.: Tarzan).
3. Endoculturação: absorção da cultura.
4. A antropologia estuda a cultua do homem.
5. A cultura ela nasce da sociedade. Vem das grandes conquistas (Colonização).
Na antropologia todos possuem cultura. Só duas formas não possuem cultura: Recém-nascidos e homoferus.
Endoculturação: absorção da cultura.
A antropologia estuda a cultura do homem. A cultura nasce da sociedade, vem das grandes conquistas (colonização).
Cultura na antropologia significa forma de linguagem, cultura, história, etc.
EVOLUÇÃO X COOPERATIVISMO
Acredita-se que a cultura estava no estágio de evolução. A sociedade européia tinha costumes diferentes e ele não era estático e sim evolutivas.
Relativismo passa entender cultura – observa a cultura, mas vivencia-las de forma a entende-las.
Etnocentrismo é você julgar os outros com sua visão.
DESVIO
O desviante é caracterizado pelo grupo.
O desviante está diferenciado dos padrões sociais, mais não a todo o momento.
• A sociedade é que cria as regras, o desviante é caracterizado pelo grupo que é a própria sociedade.
• Divergente é um indivíduo que estar num grupo apontado como inadaptável.
• Cada sociedade vai acreditar que tem um divergente, pois, cada sociedade em sua própria regra social.
• Passamos por vários grupos, logo, podem ser desviantes para uns grupos, mas não, para outro.
CONCEPÇÃO DE EVOLUÇÃO
Cada cultura tem sua tem sua própria verdade.
A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana. A idéia de uma linha de evolução única para as sociedades humanas é ingênua e preconceituosa e esteve ligado.
CULTURA E RELATIVISMO
Em outras palavras, ele deriva da constatação de que a avaliação de cada cultura e do conjunto das culturas existentes varia de acordo com a cultura particular da qual se efetue a observação e análise, ou seja, segundo essa visão, na avaliação de cultura e traços culturais, tudo é relativo.
Não existe cultura superior ou inferior de modo absoluto, nem lei natural que as distinguem-nas como tal, mas sim, processos históricos de acordo com as contingências entre elas.
CULTURA E SOCIEDADE
A população difere internamente, por, suas faixas de idade, ou segundo seu grau de escolarização. A diversidade também se constitui de maneiras diferentes de viver.
Um grupo religioso, por exemplo, por mais particulares que sejam suas concepções e práticas de vida social, existe no interior de uma sociedade dinâmica. A diversidade existe não implica concluir que tudo é relativo.
O QUE SE ENTENDE POR CULTURA
Cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Ela se reflete a realidades sociais bem distintas. As culturas humanas são bem distintas.
Cultura é palavra de origem latina e seu significado original está ligado às atividades agrícolas.
O que é cultura?
Cultura é uma construção histórica, seja com concepção, seja como dimensão do processo social. Ela é um produto coletivo da vida humana.
Postado por Luiz carlos de Lima.
_____________________________
Revolução Industrial (1780-1860)
Revolução Francesa (1789)
• Produzem transformação na vida social, economia e política.
• Surge uma nova estrutura, com novas instituições.
o Ocorre aumento populacional
o Surge nova camada social de trabalhadores
Os positivistas são os primeiros a pensar na física-social.
Saint-Simon: nasce como resultante de vários fatores históricos e intelectuais.
Uma manifestação do pensamento moderno.
Antecedentes:
RESNASCIMENTO CIENTÍFICO CULTURAL;
baseado no racionalismo.
ILUMINISMO;
Fatores históricos: revolução industrial francesa.
Transformações:
Ordem tecnológica: novo modo de produção (utilização de máquinas)
ORDEM ECONÔMICO-SOCIAL
Vida baseada nas cidades (misérias; proletarização)
Concentrações de capitais.
ORDEM POLÍTICA
Nova camada no poder .
Desintegração de costumes e instituições da sociedade existente.
Instituições de novas formas de organização.
“Comentários”.
A ciência política aparece da necessidade. A sociologia tem um caráter muito pela “esquerda”.
Positivismo:
• Autores principais: Saint-Simon (1760 – 1825)
• Conte (1798 – 1857)
Os fenômenos sociais com leis iguais aos fenômenos naturais.
Concebiam uma sociedade como um organismo com partes integradas e coisas.
As leis que regulam as sociedades são do mesmo tipo que as leis naturais, logo, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante o da natureza.
FÍSICA SOCIAL (Sociologia)
• Conteúdos estabilizados;
• Conservadorismo;
O cientista social deveria estudar a sociedade com a mesma objetividade que um químico ou físico.
O cientista é um industrial no poder.
Surgem os industrias e os intelectuais para achar uma forma de vida ideal para sobreviver.
Surge o socialismo: socialista porque começam a perceber a diferença de classe social.
Marx, faz crítica aos positivistas.
“Comentários”
Positivismo é o que dar a forma à sociologia.
O termo físico social, o autor é Conte.
Conte cria suas obras. Eles acreditavam que deveriam ser seguidas com as leis naturais. Por isso a criação do físico social. Seu conteúdo estabiliza, porque ela nasce com intuito de criar fatores de organização.
CIENTISTAS E INDUSTRIAIS NO PODER
Somente estes poderiam formar melhores condições de vida a classe trabalhadora, elaborar normas de comportamento para atenuar (*diminuir) os conflitos e proporcionar a ordem e a paz.
Na visão positivista o industrialismo traria a possibilidade de satisfazer as necessidades humanas.
O progresso econômico acabaria com os conflitos.
KARL MARX
Karl Marx, compara a sociedade com um prédio, onde o alicerce é a infraestrutura (*parte inferior de uma estrutura). Tem que está bem calcada na estrutura política; *economia.
Toda a instituição compõe a sociedade.
Ex.: Pública, religiosa, privada, etc.
No comunismo teria uma sociedade sem classe. O comunismo é uma tradição do capitalismo ou comunismo.
Marx era contra o capitalismo. Uma de sua visão era criar um sindicato dos partidos políticos.
MATERIALISMO HISTÓRICO
O ponto central é o determinismo econômico.
O sistema culminante em cada período histórico determina a estrutura social e intelectual de cada período.
O fator econômico é determinante na estrutura, no desenvolvimento da sociedade, o estudo de qualquer sociedade deve partir das relações sociais que os homens estabelece entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza em seu benefício coletivo.
DURKHEIN (1858 – 1917)
Considerado por muitos estudiosos o fundador da sociologia.
Método sociológico exclusivamente sociológico:
• Independência;
• Objetividade;
• Determinação.
A sociologia deveria ser um instrumento científico da busca de solução para desvios da vida social, tendo como finalidade:
• Explicar os códigos de funcionamento da sociedade.
• Entender nesse funcionamento para que se pudesse curar os males da vida social o que chamaria “Medicina Social”.
Toda maneira de agir fixa ou não suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que posa ter. (*Durkheim).
“Comentários”
Durkheim era um pensador, mais teórico. Pensador: obra voltada pela sociologia. Questões positivistas.
Suas obras: métodos sociológicos – propõe uma sociologia com método próprio sociológico. Criar uma ciência independência.
Quando a sociologia nasceu era conhecida como ciência natural, sem ter um nome próprio.
A sua idéia era criar um método próprio. Forma de análise própria que a ciência social poderia identificar.
Seu método é calcado nas ter filosofias.
1. Indempedência
2. Objetividade *Exclusividades sociológicas.
3. Determinação
Durkhein, acreditava que a sociedade tinha estados normais e outrora, patológicas.
Quando ela não estava bem organizada era função de achar soluções através dos códigos; como leis aplicáveis e editadas.
Exemplo:
• Explicar os códigos de funcionamento da sociedade
• Intervir nesse funcionamento para que se pudesse curar. “Medicina Social”, que ele chamaria.
Ele acreditava que a sociologia tinha que ser separada das demais ciências ou seja, com as suas próprias ciências.
Ele chama esses códigos de fator social. Vamos dizer que a psicologia de Durkhein, vai ser hostil.
Não são as partes que formam um todo, mas sim, um todo que forma as partes.
O fato social possui essas características:
1. generalidades – a distinção de um brasileiro à de um estrangeiro. Ele externa um indivíduo. Quando ele nasce, já é exteriorizado pelo próprio fato de indivíduo. Ele é mudado pela consciência coletiva.
2. Coercitivo – a sociedade exerce sem uma pressão sobre um indivíduo. Ex.: O serviço militar.
Quando se analisa um fato social, analisa-se as três características:
• Exterioridade: são as características dos fatos sociais – se definem em função dos fatos existirem antes e fora das pessoas. Ex.: Questão religiosa.
• Coercitividade: as normas de conduta de pensamento vão além de externas aos indivíduos dotados de poder coercitivo porque se impõe aos indivíduos independentes de suas vontades.
• Generalidade: existe ao fato de repetir-se pela imposição na maioria ou em todos os casos da sociedade. Ex.: as formas de fala, etc. Ela está implícita em cada sociedade.
NATUREZA
Devem ser tratados como coisas e serem explicadas por causas sociais. A natureza do fato social seria abstrato, sólido ou seja, como ele é.
OBJETO DA SOCIOLOGIA
É o fato social, e este é a coisa do objeto social. Todas devem ser observadas com rigor.
A natureza do fato social é de natureza concreta. O fato social é que vai intervir na sociedade, mas a ciência não.
Na ação social tem que entender a receptividade.
WEBER
Sociologia denominada compreensiva.
Objeto da sociologia – ação social, tomou como ponto de partida a análise centrada nos atores sociais.
Ação social – seria a conduta pública ou não a que o agente atribui significado do subjetivo. Compreende qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros, sendo dotada e associada a um sentido - determinação da ação social:
Interação;
Significação;
Percepção.
Weber não é positivista nem marxista nem socialista. Ele cria um mecanismo metodológico - tipo ideal.
É uma abstração (*abstrato), um pensamento que o cientista faz para entender aquele - objeto (ação social) fato social.
Criar um tipo social – as suas características mais marcantes, seus pontos mais fortes para criar um tipo ideal.
Ação afetiva ou emocional – você mede as conseqüências dos atos praticados.
Weber introduz um método diferenciado.”Quem vai formar a sociedade é o indivíduo”. O objeto da sociedade para Weber, seria a ação social. São ações do cotidiano. Três pontos básicos para entender:
1. interação (troca)
2. significado (a prática da ação quer dar um significado)
3. percepção (o entendimento da ação; entender a atitude de uma pessoa).
Conceito de ação social para Weber: seria a conduta do indivíduo dentro da sociedade. Diz-se que existem quatro tipos de ideais. Os quatro tipos de ação social:
1. Tradicional; (* a do dia-a-dia, costumes, etc.)
2. Racional visando fins; (*objetivo, claro, em comum aos desejos dos seres humanos.)
3. racional visando valores; (* quando faz consciente mas não tem moral).
4. Afetiva ou emocional.
____________________________________________________
Weber vai privilegiar as partes, o indivíduo. O processo histórico não influencia na história do indivíduo.
Dukheim - a ação do indivíduo nunca vai alterar a sociedade. Os positivistas eram a favor do capitalismo (*sistema econômico baseado em economia privada).
Em Marx, capitalismo selvagem, a pessoa só enriquece através da injustiça, contravenção, visando valores para si, num intuito de levar mais vantagens que o outro.
_______________________________________________________
Conceito de ação social para Weber: seria a conduta do indivíduo dentro da sociedade. Diz que tem quatro:
1. Tradicional;
2. Racional visando fins;
3. Racional visando valore;
4. Afetiva ou emocional.
Tradicional – à do dia – à - dia, costumes etc.
Racional visando fins – objetivo, claro, em comum aos desejos de todo ser humano.
Racional visando valores – quando faz consciente, mas não tem moral.
____________________________________________________
Nota
As ciências sociais e o processo histórico. Duas preocupações se fazem presentes no espírito humano.
Dominar a natureza – a primeira é responsável pelo processo civilizatório e pelo aparecimento da sociedade.
A segunda, simultânea e relacionada à primeira, tem determinado a produção de conhecimentos sobre a natureza e a sociedade, tais como o mito, a religião, a filosofia e a ciência.
O objetivo deste capítulo é analisar o processo histórico do aparecimento das ciências sociais.
FILOSOFIA SOCIAL
A preocupação dos pensadores em relação aos fenômenos sociais, no período anterior à formação da sociedade industrial, era mais filosófica do que científica. Embora sua atuação fosse despertada pelas causas sociais do seu tempo.
• Preocupavam em descobrir os remédios que trouxessem uma solução para as crises sociais. Os estudos a respeito da vida social tinham sempre por objetivo propor formas ideais de organização da sociedade.
IDADE MÉDIA
A sociedade não era pensada no seu todo e, se havia certa preocupação com os problemas sociais, os estudos eram também fragmentados e caíam no âmbito da filosofia ética e religiosa.
• Da filosofia social às ciências sociais.
Já no final da Idade Média, a influência teológica que não permitia ver as coisas senão à luz dominante da salvação eterna, deu lugar a uma perspectiva muito mais independente que favorecia a livre discussão de questões do ponto de vista racional.
Com relação à interpretação ou explicação dos fenômenos da natureza, a ciência substitui inteiramente a filosofia, pois se torna sinônimo de ciências naturais.
As mesmas condições que propiciaram a especificação das “ciências naturais” favoreceram as chamadas “Ciências Sociais”.
Ciências sociais é o resultado de certas circunstâncias históricas e de algumas e de algumas necessidades matérias e sociais.
FATORES SÓCIO-CULTURAIS
A descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, contribuiu para modificar a mentalidade do homem moderno.
O século XVIII, principalmente assistem a fatos fundamentais que definiram o desaparecimento da sociedade feudal (*relativo ao feudo, propriedade nobre) e a consolidação da sociedade capitalista. Um destes fatos, sem dúvida, a Revolução Industrial.
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES BÁSICAS
Maquiavel – 1469 – 1527 – com “O Príncipe” e Hobbes – 1588 – 1679 – com o “Leviatã”, consideravam ser a vida da sociedade baseada no uso da força. Maquiavel, ao separar a ética da política, favoreceu a constituição de uma ciência política.
Montesquieu – 1689 – 1755, em “Espírito das Leis”, definia pela primeira vez a idéia geral da lei e afirmava que os fenômenos políticos estavam sujeitos às leis naturais.
Rousseau – 1712 – 1778, em suas teorias de “O Contrato Social”, teve uma influência decisiva na formação da democracia burguesa e, conseqüentemente, na mudança das instituições sociais.
A Revolução Francesa – 1789, trouxe o poder político à burguesia. Revolução Industrial, trouxe crises e desordens na organização da sociedade.
Surge o positivismo. Preocupados em encontrar “remédios” para crises sociais do momento, os positivistas queriam explicar os problemas sociais que ocorriam e chegaram a conclusões de que os fenômenos sociais, como os físicos, estavam sujeitos a leis rigorosas.
Saint-Simon 1760 – 1825, preconizava (*recomendava) a transferência de todo o poder da sociedade para as mãos dos cientistas e industriais, com o objetivo de restaurar a ordem social. Mas é com seu discípulo Augusto Conte – 1798 – 1857 que as ciências sociais, de um modo específico à sociologia, começaram a se delinear como ciências autônomas.
Principal representante do positivismo francês, Conte, não só deu nome à nova ciência que antes denominava Física Social, mas, empreendeu a primeira tentativa sistemática da caracterização de seu objeto, métodos e problemas fundamentais, bem como a primeira tentativa de determinar a sua posição no conjunto das ciências.
A idéia central do positivismo é muito simples: nas ciências sociais, como nas ciências da natureza, é necessário afastar os preconceitos e as pressuposições, separar os julgamentos de fato e os julgamentos de valor. A finalidade é, nas ciências sociais, atingir a mesma neutralidade, imparcial e objetiva, que se atinge na física, na química e na biologia.
Ao contrário dos filósofos iluministas, considerados negativistas por Augusto Conte, o positivismo privilegia a aceitação passiva do - status quo – social.
Ao analisar a formação das ciências sociais, Bottomore concluiu que, no início, elas foram absorvidas pela sociologia que era uma ciência enciclopédica, evolunista e positiva.
Enciclopédia, porque se ocupava da totalidade da vida social do homem e da totalidade da história.
Evolucionista, porque sob a influência da filosofia da história, reforçada pela teoria biológica da evolução, concebia a sociedade como um organismo e tentava formular leis gerais de evolução social. Positiva, porque era concebia como uma ciência de caráter idêntico aos das ciências naturais. Mas sobretudo, tornou-se ciência da nova sociedade industrial, não só um caráter científico, mas sobretudo ideológico.
CIÊNCIAS SOCIAIS
Durkheim 1858 – 1917
Weber 1864 – 1920 São clássicos da ciência social.
Marx 1818 – 1883
Durkheim, seguindo a tradição positivista de Conte (francês), preocupou-se em estabelecer um método e definir o objeto da sociologia, ao mesmo tempo em que procurou encontrar soluções para a manutenção da sociedade que surgiu após as revoluções. Para ele a organização social e possível graças ao consenso ou à consciência coletiva e a sociologia têm como objeto o fato social.
Weber, enfatiza os aspectos subjetivos e simbólicos das relações sociais e delimita o campo de estudo da sociologia dentro da noção de ação social.
Marx, ao contrário do positivismo, que busca a manutenção e a preservação da sociedade capitalista, parte de uma crítica radical a este tipo de sociedade. Concebe a organização da sociedade como resultante das relações de produção e toma as relações de classe como objeto próprio da sociologia.
A sociologia surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. Desde seu início tem se preocupado com tudo o que acontece no interior da sociedade, principalmente com os conflitos entre as classes sociais. Caracterizou-se como positivismo, cuja preocupação básica constituiu na organização e restauração da sociedade, buscando a preservação e manutenção da nova ordem capitalista.
POSITIVISTA
Saint-Simon é considerado o iniciador do positivismo e o verdadeiro pai da sociologia.
Para ele, a elite, formada pelos industriais e cientistas, deveria fornecer melhores condições de vida à classe trabalhadora.
Apontava a necessidade de uma ciência com objetivo voltado a sociedade e que, utilizando-se dos mesmos métodos das ciências naturais. Buscar leis sobre o progresso e o desenvolvimento dos homens na sociedade, principalmente da classe trabalhadora, refreando os possíveis ímpetos (*riscos) revolucionários.
Augusto Conte, retomou algumas idéias de Saint – Simon, sistematizando-as. Conte foi um grande defensor da moderna sociedade capitalista. A sua obra se fundamentou também no estado de caos em que se encontrava a sociedade européia após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Acreditava que um espírito positivo dentro da sociedade levaria à sua organização. Ligou a nova ciência, sociologia, com o positivismo, denominando-a inicialmente de “Física – Social”.
Durkheim, preocupado com a questão social procurou estabelecer o objeto da sociologia e elaborar um método de investigação própria. Ele vivenciou um período de crises econômicas, que provocaram conflitos constantes entre as classes trabalhadoras e os proprietários dos meios de produção.
Nesse período, as idéias socialistas surgiram, justificando a partir dos fatos econômicos, as crises sofridas pelas sociedades européias. Durkheim discordava dessas idéias, acreditando que os problemas da sociedade eram muito mais morais do que econômico, e que ocorriam devido à fragilidade da época.
Durkheim considerava a sociedade como um sistema formado pela associação de indivíduos e com características próprias.
Via na sociedade o fim e a fonte da moral. Acreditava que a ciência poderia encontrar soluções para os problemas da época. A sociologia deveria se ocupar dos fatos sociais.
Karl Marx (ao lado de Fredrich Engels) elaborou um pensamento sociológico crítico.
A teoria social que surgiu da inspiração marxista não se limitou a ligar política, filosofia e economia.
Tentou estabelecer uma ligação entre teoria e prática, ciência e interesse de classe. Ela deveria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade.
A sociologia científica se iniciou a partir da concepção de práxis por Marx.
Weber, suas análises sociológicas foram realizadas a partir da comparação de coisas humanas, comparou o desenvolvimento das sociedades orientais e ocidentais buscando semelhanças em situações históricas semelhantes.
Construiu conceitos que servem de instrumentos metodológicos para medir a realidade, chamando-a de tipos de ideais.
A sociologia segundo Weber, é uma ciência que tem por objeto compreender claramente a conduta humana. Para ele, são as atitudes que explicam a conduta social. Weber, a ação social podia ser:
• Racional visando fins;
• Racional visando valores;
• Afetiva ou emocional;
• Tradicional: determinada pelos costumes, pelas ações cotidianas, pelos hábitos.
RECAPTULANDO
1. Na antropologia (*estudo a cerca do ser humano), todos possuem cultura.
2. Só duas formas não possuem cultura: os recém-nascidos e os homoferus (*ex.: Tarzan).
3. Endoculturação: absorção da cultura.
4. A antropologia estuda a cultua do homem.
5. A cultura ela nasce da sociedade. Vem das grandes conquistas (Colonização).
Na antropologia todos possuem cultura. Só duas formas não possuem cultura: Recém-nascidos e homoferus.
Endoculturação: absorção da cultura.
A antropologia estuda a cultura do homem. A cultura nasce da sociedade, vem das grandes conquistas (colonização).
Cultura na antropologia significa forma de linguagem, cultura, história, etc.
EVOLUÇÃO X COOPERATIVISMO
Acredita-se que a cultura estava no estágio de evolução. A sociedade européia tinha costumes diferentes e ele não era estático e sim evolutivas.
Relativismo passa entender cultura – observa a cultura, mas vivencia-las de forma a entende-las.
Etnocentrismo é você julgar os outros com sua visão.
DESVIO
O desviante é caracterizado pelo grupo.
O desviante está diferenciado dos padrões sociais, mais não a todo o momento.
• A sociedade é que cria as regras, o desviante é caracterizado pelo grupo que é a própria sociedade.
• Divergente é um indivíduo que estar num grupo apontado como inadaptável.
• Cada sociedade vai acreditar que tem um divergente, pois, cada sociedade em sua própria regra social.
• Passamos por vários grupos, logo, podem ser desviantes para uns grupos, mas não, para outro.
CONCEPÇÃO DE EVOLUÇÃO
Cada cultura tem sua tem sua própria verdade.
A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana. A idéia de uma linha de evolução única para as sociedades humanas é ingênua e preconceituosa e esteve ligado.
CULTURA E RELATIVISMO
Em outras palavras, ele deriva da constatação de que a avaliação de cada cultura e do conjunto das culturas existentes varia de acordo com a cultura particular da qual se efetue a observação e análise, ou seja, segundo essa visão, na avaliação de cultura e traços culturais, tudo é relativo.
Não existe cultura superior ou inferior de modo absoluto, nem lei natural que as distinguem-nas como tal, mas sim, processos históricos de acordo com as contingências entre elas.
CULTURA E SOCIEDADE
A população difere internamente, por, suas faixas de idade, ou segundo seu grau de escolarização. A diversidade também se constitui de maneiras diferentes de viver.
Um grupo religioso, por exemplo, por mais particulares que sejam suas concepções e práticas de vida social, existe no interior de uma sociedade dinâmica. A diversidade existe não implica concluir que tudo é relativo.
O QUE SE ENTENDE POR CULTURA
Cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Ela se reflete a realidades sociais bem distintas. As culturas humanas são bem distintas.
Cultura é palavra de origem latina e seu significado original está ligado às atividades agrícolas.
O que é cultura?
Cultura é uma construção histórica, seja com concepção, seja como dimensão do processo social. Ela é um produto coletivo da vida humana.
Postado por Luiz carlos de Lima.
_____________________________
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário